Os nossos pensamentos influenciam diretamente as nossas atitudes e a nossa postura em relação à vida e ao trabalho. Muitas vezes a dificuldade em conquistar objetivos, atingir metas e conquistar um novo emprego está ligada aos pensamentos negativos a respeito de si mesmo e da sua visão a respeito dos ambientes que frequenta.

Mindset significa programação mental. Já foi comprovado que o nosso cérebro é como uma massinha de modelar ou um computador, ele é totalmente programável. Se nós não o modelarmos ou programarmos conscientemente, outras pessoas farão isso. Tudo o que vemos, lemos e ouvimos interferem diretamente na nossa forma de pensar e agir.

Você já se sentiu triste e com vontade de chorar depois de assistir um filme dramático, ficou feliz e até animado depois de assistir uma comédia ou começou a pensar em coisas negativas e até nos seus piores problemas ao assistir um filme de terror? Todas as histórias mexem com os nossos pensamentos e criam novas ideias e sensações.

A única forma de manter o nosso Mindset saudável é constantemente oferecendo ao nosso cérebro bons pensamentos, focando em metas e tarefas. Parar de lidar com os problemas de forma negativa e começar a planejar as soluções são formas de reprogramar o seu Mindset.

Quando ajudamos outras pessoas e contribuímos para o dia de alguém ser um pouco melhor, também nos sentimos bem. Elogiar as atitudes dos profissionais, observar comportamentos positivos de funcionários que trabalham com primor e fazem além da sua função, contribuem para a construção de pensamentos altruístas.

As nossas experiências pessoais são responsáveis por nossas crenças, medos e até traumas. É preciso identificar onde você quer melhorar e se policiar constantemente para mudar, enfrentando os medos e inseguranças para combatê-los.

As nossas crenças – e a forma como fomos criados e educados – geram pensamentos. Esses pensamentos geram sentimentos, que se transformam em ações. Todas as ações tornam-se resultados.

O nosso cérebro se acostuma com todas as informações que absorvemos – sejam elas boas ou ruins – e isso impacta diretamente em nossas atitudes e comportamentos.

Para programar o nosso cérebro para qualquer atividade, precisamos repetir aquela ação por 21 dias consecutivos. Após esse tempo, nosso cérebro se acostuma e aquilo torna-se um hábito, ou seja, vira uma rotina.

Faça o teste e comprove: comece a frequentar a academia, pratique yoga, inicie a dieta alimentar ou leia um mantra durante 21 dias seguidos, sem faltar ou pular nenhum. Cada dia que você esquecer ou não fizer zera a contagem e você precisará começar tudo novamente. No 22º dia o seu organismo já estará adaptado a essa nova rotina e sentirá falta se você parar.

Então, se você quiser reprogramar o seu Mindset, já sabe: busque atividades que propiciem essa mudança. Por exemplo, se você anda desanimado com a sua carreira, buscando novas oportunidades ou só consegue reclamar da sua vida, desafie-se. Assuma o compromisso de ler histórias de superação e inspiração, leia poesias sobre personagens que alcançaram a vitória, escreva artigos sobre assuntos que te interessam – através de um prisma otimista – ou assista um filme de comédia por dia.

Depois volte aqui e compartilhe conosco as suas experiências. Vamos nos ajudar a ser cada vez mais produtivos e atingirmos os nossos objetivos.

 

Anúncios