Conforme escrevi no artigo anterior, Storytelling é a arte de contar histórias e transmitir emoções, conteúdos e informações. Essa técnica aproxima as pessoas de produtos, marcas e serviços através das narrativas.

Toda história tem começo, meio e fim. No final, o personagem passa por uma transformação. Pode ser o herói que precisou se superar para salvar a mocinha, o vilão que se redimiu no final ou a mãe que superou um trauma de infância graças a ajuda dos filhos.

Utilize técnicas para contar a história: um personagem tinha um problema (dificuldades) e saiu em busca de uma solução, enfrentando diversos desafios e agora retorna com algo que também vai ajudar outras pessoas. Insira histórias de superação para gerar identificação entre você e seu público.

Conheça algumas técnicas narrativas eficazes:

– Jornada do Herói

Partida: quando o herói inicia a sua jornada.

Iniciação: reúne as aventuras do herói ao longo do caminho.

Retorno: o momento que o herói volta para casa com tudo o que adquiriu durante a jornada (itens, amizades, conhecimentos e até aventuras para contar).

– Inimigo público comum

Pesquise e estude os problemas que o seu público enfrenta e como você poderá ajudar oferecendo os seus serviços e produtos. Compartilhe a vontade de ajudar os seus clientes a enfrentar e vencer esses problemas. Todo mundo gosta de se sentir parte de algo e de ser tratado com carinho e afinidade.

– Nós somos parecidos

Compartilhe os seus medos e sonhos, dificuldades e aprendizados e como você é parecido com o seu público. Você sabe a solução, então está compartilhando para ajudar aquelas pessoas a superar os seus medos e anseios, a alcançar os seus sonhos e seguir adiante encontrando a felicidade.

– Histórias de superação

O fracasso leva ao sucesso. Todos nos inspiramos em alguém, então compartilhe suas experiências de vida e inspire outras pessoas. Conte sobre suas tentativas e fracassos, acertos e erros que construíram o caminho e te ajudou a atingir os objetivos. Todos nós passamos por isso. Mostre como superou e deu a volta por cima. Crie um vínculo forte com as pessoas.

Use a sua história para criar atributos positivos para o seu serviço e relate momentos da sua vida com os quais as pessoas se identifiquem.

Boa sorte e até o próximo artigo!

 

Anúncios