Você sabe o que é Mapa Mental? É um diagrama criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. O objetivo é programar o cérebro para gerir as informações com mais foco, aumentando o conhecimento sobre si mesmo, buscando soluções para os problemas e melhorando a memorização e o aprendizado.

Criar um “mapa da mente” pode te ajudar também a escrever um livro, por exemplo, montar palestras e até como ferramenta de brainstorming para organizar ideias e montar estratégias do seu negócio.

Experimente montar um Mapa Mental simples de autoconhecimento. Desenhe você ao centro, escreva as áreas mais importantes da sua vida e crie três objetivos para cada uma delas.

mapa-mental2

A primeira coisa a fazer é criar objetivos para todas as áreas da sua vida – incluindo sua carreira. Sempre que quiser construir um Mapa Mental para te ajudar em uma palestra ou uma tarefa, primeiro encontre o objetivo a ser atingido e como o atingirá. Em seguida, escreva em um papel as suas ideias – não precisa ser na ordem que deseja executar.

Observe – e use como guia, se preferir – a lista abaixo que elaborei:

– Metas profissionais

Qual é o cargo que você quer alcançar na empresa que trabalha? Deseja alcançar independência financeira e virar empreendedor? Qual é a atividade profissional que você gosta? Quais são as suas motivações profissionais? O que quer deixar como legado para os seus filhos e netos? Qual é o legado que quer deixar para o mundo?

– Metas financeiras

Qual é o salário que você merece ganhar? Quanto quer ganhar no próximo ano – por mês e por ano? Quanto dinheiro quer investir? Em que tipo de investimentos quer investir (ações, moedas digitais, Tesouro Direto, LCA, LCI e etc.)?

– Metas espirituais

Independentemente de religião, fortaleça a sua fé. Busque a serenidade em seu ser e seja grato a tudo o que conquistou e à pessoa que é. Viva o presente. Escreva ações específicas e com prazos determinados para acreditar verdadeiramente em seus sonhos.

– Metas sociais

Participe de associações, entidades de caridade, grupos de solidariedade, instituições beneficentes ou contribua de forma colaborativa, espontânea e gratuita com a sociedade. O que quer fazer no futuro para ajudar outras pessoas? O que você pode realizar no presente para ajudar outras pessoas no futuro (crie projetos se possível)?

– Metas de saúde

Você pratica algum esporte? Que tipo de exercício gostaria de fazer e com qual frequência? Onde? Quais são os hábitos alimentares que quer ter? Como quer estar fisicamente no futuro? Qual é a condição física, intelectual e espiritual que deseja alcançar?

– Metas filantrópicas

O que você quer fazer para ajudar? Quais são os ramos de atividades com as quais deseja se envolver (educacional, social, cultural, para portadores de necessidades especiais, centros para crianças carentes e etc.)?

– Metas de lazer

Qual é o tipo de hobby que pratica e qual gostaria de praticar? Qual a frequência e onde? Quais são as viagens que quer fazer e com quem?

– Metas de desenvolvimento pessoal

Quais são os cursos que quer fazer (cursos, graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, idiomas, etc.)? De que treinamentos, seminários e congressos quer participar? Quais são as habilidades que quer desenvolver? Quantas palestras pretende assistir por ano, quantos livros lerá, quantos cursos online e DVDs de treinamento assistirá. Quais são os bens materiais que deseja conquistar, como casa própria e carro? Quais são seus objetivos amorosos? Quais as suas metas de qualidade de vida?

Agora responda a pergunta: “Como eu quero que a minha vida seja daqui há 2, 5, 10 e 20 anos?”

Seja o mais específico possível. Imagine tudo o que planejou, crie tarefas e comece a executá-las.

Todo Mapa Mental deve conter ideias e tarefas que contribuam para um objetivo específico. Veja no exemplo abaixo um Mapa Mental cujo objetivo é auxiliar a produtividade em uma reunião.

mapa-mental-reuniao

O Mapa Mental o ajudará a organizar as ideias e melhorará desde a sua produtividade até as suas vendas. Agora que você sabe como fazer, mãos à obra! “A diferença entre ler, sentir e realizar é como a que existe entre estar no jogo e na arquibancada.”

Anúncios