Você sabe o que é uma Persona? Persona ou Avatar é a representação do seu público-alvo.
O conceito de Persona vai além dos dados demográficos e permite que você entenda até a forma como compartilhará as mensagens com o seu público. Quando definimos o nosso Público-Alvo, entendemos dados como idade, gênero, escolaridade e ramo de atuação dos clientes, já com a Persona, conseguimos descobrir os hábitos, desejos, as necessidades e até medos, dores e problemas.
Quando você constrói um personagem fictício que representa o seu público, você descobre quais são os hábitos, desejos, as necessidades e principalmente os medos, dores e problemas dos seus clientes.
Trabalhar com a criação de Personas é fundamental para se comunicar com o público de forma eficiente e permite encontrar soluções para os problemas das pessoas com muito mais facilidade.
Para criar uma Persona para o seu negócio, comece respondendo algumas perguntas sobre o seu usuário. Pesquise nas suas redes sociais e levante dados que te ajudem a elaborar um perfil das pessoas que mais curtem a sua página, seus vídeos e acessam o seu site. Conversar com os seus clientes também pode te ajudar a conhecer quais são os seus maiores problemas e suas necessidades.
Através da criação da sua Persona, você descobrirá informações como idade, sexo e região. Descubra dados como: filmes que ela gosta, quantidade de pessoas que moram com ela, quais são os seus hobbys, o que ela gosta de fazer nas horas vagas, quais são suas atividades preferidas de lazer, se ela pratica esportes e quais são os seus sonhos.
Conhecer a fundo o seu cliente permite que você consiga satisfazer as necessidades que ele tem e surpreendê-lo quando ele menos esperar.
O primeiro passo é criar um template com a sua Persona. Escolha uma foto ou um desenho que represente uma pessoa – como se ela fosse real.
Vamos mapear a sua Persona? Converse com potenciais clientes pessoalmente e através das redes sociais, pesquise, estude, leia e observe seus hábitos para responder as perguntas abaixo. Se for preciso, crie um questionário online ou impresso e peça para o seu público responder.
– O que o seu cliente quer?
– Quais são os seus valores?
– Qual é a sua rotina?
– O que acessa na Internet?
– Quais são os seus sonhos?
– Quais são as suas metas?
– Quais marcas consome?
– Qual é a sua idade?
– Onde ele mora?
– Qual é a sua profissão?
– Mora com quem?
– Quais são os seus livros, filmes e programas televisivos preferidos?
– O que ele consome?
– Quais são as suas dores?
– Quais são os seus maiores medos?
– Como o seu negócio pode ajudá-lo?
Responda essas questões e inclua informações como nome fictício, profissão, média salarial, nível de escolaridade e até uma imagem que ilustre quem é a Persona.
Pergunte-se como o seu negócio pode impactar positivamente a vida dessa pessoa.
Você pode criar quantas Personas achar necessário. Quanto mais você se aproximar do seu público, melhor conseguirá entendê-lo e satisfazê-lo.
Com essas respostas estabelecidas, fica mais fácil e prático direcionar a sua comunicação e o seu Plano de Ação para o seu público. Dessa forma você descobre para quem está vendendo e como pode fazer uma real diferença na vida daqueles clientes.
Antes de começar qualquer negócio, lembre-se de construir as suas Personas e tomar atitudes assertivas.