Você sabe o que é uma Persona? Persona ou Avatar é a representação do seu público-alvo.

O conceito de Persona vai além dos dados demográficos e permite que você entenda até a forma como compartilhará as mensagens com o seu público. Quando definimos o nosso Público-Alvo, entendemos dados como idade, gênero, escolaridade e ramo de atuação dos clientes, já com a Persona, conseguimos descobrir os hábitos, desejos, as necessidades e até medos, dores e problemas.

Quando você constrói um personagem fictício que representa o seu público, você descobre quais são os hábitos, desejos, as necessidades e principalmente os medos, dores e problemas dos seus clientes.

Trabalhar com a criação de Personas é fundamental para se comunicar com o público de forma eficiente e permite encontrar soluções para os problemas das pessoas com muito mais facilidade.

Para criar uma Persona para o seu negócio, comece respondendo algumas perguntas sobre o seu usuário. Pesquise nas suas redes sociais e levante dados que te ajudem a elaborar um perfil das pessoas que mais curtem a sua página, seus vídeos e acessam o seu site. Conversar com os seus clientes também pode te ajudar a conhecer quais são os seus maiores problemas e suas necessidades.

Através da criação da sua Persona, você descobrirá informações como idade, sexo e região. Descubra dados como: filmes que ela gosta, quantidade de pessoas que moram com ela, quais são os seus hobbys, o que ela gosta de fazer nas horas vagas, quais são suas atividades preferidas de lazer, se ela pratica esportes e quais são os seus sonhos.

Conhecer a fundo o seu cliente permite que você consiga satisfazer as necessidades que ele tem e surpreendê-lo quando ele menos esperar.

O primeiro passo é criar um template com a sua Persona. Escolha uma foto ou um desenho que represente uma pessoa – como se ela fosse real.

Vamos mapear a sua Persona? Converse com potenciais clientes pessoalmente e através das redes sociais, pesquise, estude, leia e observe seus hábitos para responder as perguntas abaixo. Se for preciso, crie um questionário online ou impresso e peça para o seu público responder.

– O que o seu cliente quer?

– Quais são os seus valores?

– Qual é a sua rotina?

– O que acessa na Internet?

– Quais são os seus sonhos?

– Quais são as suas metas?

– Quais marcas consome?

– Qual é a sua idade?

– Onde ele mora?

– Qual é a sua profissão?

– Mora com quem?

– Quais são os seus livros, filmes e programas televisivos preferidos?

– O que ele consome?

– Quais são as suas dores?

– Quais são os seus maiores medos?

– Como o seu negócio pode ajudá-lo?

Responda essas questões e inclua informações como nome fictício, profissão, média salarial, nível de escolaridade e até uma imagem que ilustre quem é a Persona.

exemplo-personas

Pergunte-se como o seu negócio pode impactar positivamente a vida dessa pessoa.

Você pode criar quantas Personas achar necessário. Quanto mais você se aproximar do seu público, melhor conseguirá entendê-lo e satisfazê-lo.

Com essas respostas estabelecidas, fica mais fácil e prático direcionar a sua comunicação e o seu Plano de Ação para o seu público. Dessa forma você descobre para quem está vendendo e como pode fazer uma real diferença na vida daqueles clientes.

Antes de começar qualquer negócio, lembre-se de construir as suas Personas e tomar atitudes assertivas.

 

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