O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade online na qual um profissional ou uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

Explicarei através de vários artigos sobre como cada uma das estratégias pode te ajudar. Nesse primeiro artigo, abordarei sobre blogs e sites.

Confira oito estratégias eficazes para promover a sua marca na Internet:

  • 1 – Blog e site

Criar e atualizar periodicamente um blog ou um site é muito vantajoso para a sua marca, seja você um profissional autônomo ou uma empresa.

Além de compartilhar conteúdo constante para o seu público, contribuindo para a fidelização e construção da sua autoridade e reputação, um blog te ajuda a aumentar o tráfego para o seu conteúdo e oferece oportunidades para você atrair o seu público em potencial.

Dedique-se a criar e atualizar periodicamente um blog simples, atrativo e com conteúdo de qualidade, pois isso aumenta as suas chances de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores – como o Google -, gerando um tráfego orgânico.

Utilize o seu blog ou site para promover também produtos através de banners e, inclusive, dentro dos seus posts. Existem vários formatos e, para essa estratégia funcionar, você precisa gerar tráfego constante no seu site. Divulgar produtos que estejam relacionados com o assunto das postagens ajuda a aumentar as chances de algum visitante se interessar pela oferta.

Utilize plataformas gratuitas e de fácil gestão para montar o seu site, como WordPress, Joomla, WIX e Medium.

WordPress

O WordPress é uma ferramenta de conteúdo para Internet que ajuda a criar desde o layout até o conteúdo do seu blog ou site. Através dessa ferramenta gratuita, você tem acesso a vários plugins, com diversas funções. Alguns servidores oferecem a opção de instalar automaticamente o WordPress, mas também é possível instalá-lo manualmente. A plataforma oferece também layouts personalizados e plugins pagos.

Joomla

O Joomla é um gerenciador de conteúdo que serve para construir e operar sites, blogs e lojas virtuais de forma rápida e eficaz. Ele pode ser instalado gratuitamente em servidores para auxiliar na construção de diversos conteúdos de forma profissional.

WIX

O WIX é uma ferramenta prática para quem está começando e ainda não tem tantas habilidades e experiências com a manutenção de blogs. Você se cadastra gratuitamente, escolhe o layout, adiciona o conteúdo e publica rapidamente, sem precisar ter conhecimentos mais avançados.

Medium

O Medium é uma plataforma mais simples e direta, pois é voltado somente para a publicação de conteúdo. A plataforma também oferece endereço de domínio personalizado e pago, além de instruções para quem não tem experiência com a construção de sites e prefere recursos mais práticos.

Depois que criar o seu espaço on-line, lembre-se de disponibilizar no seu site um formulário de captura de e-mails, ou seja, um campo para o leitor se cadastrar para receber as novidades. Assim, fica mais fácil construir um relacionamento com o seu público, criar funis de venda e gerar melhores leads.

Nos próximos artigos você confere estratégias para utilizar as seguintes ferramentas: redes sociais, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages e SEO. Continue acompanhando. Até lá!

 

Anúncios