O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade online na qual um profissional ou uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

Explicarei através de vários artigos sobre como cada uma das estratégias pode te ajudar. Nesse terceiro artigo, abordarei sobre os podcasts.

Confira oito estratégias eficazes para promover a sua marca na Internet:

Os podcasts são publicações de arquivos multimídia, apresentados em diversos formatos como áudio, vídeo, foto, PPS e etc, na Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização.

O podcast fez muito sucesso na década de 90, pois se parecem com programas de rádio e conseguimos escutá-lo em qualquer lugar, desde que tenhamos Internet ou façamos o download do arquivo.

Montar um podcast significa criar mais um canal de comunicação com o seu público, compartilhando conhecimento da sua área de atuação e até mesmo envolvendo outros profissionais – pois através de comentários e entrevistas, você pode enriquecer ainda mais o seu conteúdo.

O meu site preferido de podcasts é o Café Brasil. Através de uma forma simples e direta, o site aborda sobre comportamento, cultura, economia, saúde, educação, liderança, empreendedorismo e diversos temas relacionados à vida em sociedade.

Eu também gosto dos podcasts da CBN. Na sessão Mundo Corporativo, Max Gehringer e Mílton Jung abordam sobre gestão de negócios, carreira, marketing, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Confira os principais passos para fazer podcasts e publicar no seu blog e no site:

  • Escolha o tema: economia, política, sociedade, comportamento e etc, de acordo com a sua área de atuação. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, crie podcasts sobre moda e tendências, de forma que o seu público fique bem informado e se interesse em adquirir os modelos que você vende.
  • Escolha o formato: áudio, vídeo, fotos e etc.
  • Crie um roteiro: tempo de duração, blocos, tópicos, entrevistas, comentários, ideias, referências e links que serão citados.
  • Compre um microfone (sugiro o de lapela, que você pode carregar com facilidade e usar no seu celular).
  • Escolha um programa de gravação e edição (como o  Audacity e o Reaper).
  • Exporte o áudio com qualidade, salvando-o em WAV ou MP3.
  • Publique o seu arquivo no seu blog ou site. Existem programas gratuitos para hospedar os áudios, como o Soundcloud – programa de streaming (transmissão de dados pela Internet) – criado somente para áudio. O RSS Feed também é indicado para te ajudar a divulgar os áudios. Os usuários inscrevem-se no canal e conseguem acompanhar todas as divulgações novas através de um único arquivo XML. Você também criar o seu Feed de notícias através do Feedity.

 

Nos próximos artigos você confere estratégias para utilizar as seguintes ferramentas: vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages e SEO. Continue acompanhando. Até lá!

 

Anúncios