O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade online na qual um profissional ou uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

Explicarei através de vários artigos sobre como cada uma das estratégias pode te ajudar. Nesse quarto artigo, explicarei o passo a passo para criar vídeos – seja para postar nas redes sociais ou no canal do YouTube.

Confira oito estratégias eficazes para promover a sua marca na Internet:

A produção de vídeos envolve pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção envolve todos os trâmites antes da gravação do vídeo, ou seja, é o planejamento e a elaboração do roteiro. A produção é o processo de gravação. A pós-produção é a última etapa que envolve a edição e a finalização do vídeo.

O primeiro passo para se gravar um vídeo é pensar no objetivo e elaborar o roteiro. O formato pode ser entrevista ou estilo um programa de TV.

Pense no cenário (local onde serão feitas as gravações), nos móveis e acessórios, na iluminação (natural ou artificial) e na roupa que usará.

Escreva os tópicos que serão abordados no vídeo com o tempo determinado de duração. Imprima ou use um notebook como apoio para se orientar no momento da gravação. Exemplo:

  • Chamada para o vídeo (2 minutos)
  • Abertura (1 minuto)
  • Entrevista com convidado (15 minutos)
    • Apresentador: perguntas
    • Convidado
  • Encerramento (1 minuto)

Você pode gravar o vídeo improvisando e seguindo o roteiro ou usar um aplicativo que simula um TP (Teleprompter), aparelho utilizado no telejornalismo que passa o texto que o apresentador lerá no momento da gravação. Indico o aplicativo Reporter, que pode ser instalado até mesmo no celular.

Defina o local onde o vídeo será gravado. Prefira um local silencioso, sem ruídos externos, com boa iluminação e utilize um microfone de lapela (com entrada P2) para captar a sua voz com qualidade. O próprio celular consegue gravar com qualidade HD.

O melhor horário para gravar em ambiente externo é no início da manhã e na parte da tarde, após o almoço. Se a gravação acontecer em um local fechado, o ideal é que se utilize iluminadores profissionais adequados: dois na frente do apresentador, um de cada lado, e um terceiro atrás, como contraluz.

Depois que o vídeo estiver pronto, você precisará editá-lo. Corte as sobras, as cenas que não ficaram boas como o esperado e o que for desnecessário. Indico programas como Windows Movie Maker e o VivaVideo (aplicativo que pode também ser instalado no celular).

Os recursos oferecidos são básicos mas oferecem recursos suficientes para cortes, efeitos, sons e efeitos sonoros que incrementarão o seu vídeo. Se quiser investir em programas pagos, que possuem recursos profissionais, indico o Sony Movie Studio e o Adobe Premiere.

Nos próximos artigos você confere estratégias para utilizar as seguintes ferramentas: e-books, newsletters, Squeeze Pages e SEO. Continue acompanhando. Até lá!

 

Anúncios