O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade online na qual um profissional ou uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

Explicarei através de vários artigos sobre como cada uma das estratégias pode te ajudar. Nesse quinto artigo, darei dicas para escrever e divulgar um E-book.

Confira oito estratégias eficazes para promover a sua marca na Internet:

A elaboração de um E-book envolve praticamente escolha do tema, uma pesquisa detalhada, estrutura, revisão, layout, formato do arquivo, precificação, registro e divulgação.

Escolha do tema: pesquise sobre assuntos que te despertam o interesse, sua área de atuação ou especialização. Procure selecionar um tema específico ou que envolva um nicho do mercado. Busque no Google Trends pelos tópicos mais procurados dentro da sua área.

Pesquisa: descubra as principais dúvidas do seu público. Procure através do Google as perguntas mais criativas ou específicas em grupos do UOL e do Yahoo.

Estrutura: comece a escrever. Crie tópicos (como se fossem capítulos de um livro) e escreva um resumo com até três linhas para cada um deles. Baseando-se nesse “roteiro” use e abuse de histórias reais que já tenha vivenciado e de cases que possam ilustrar seus textos. Crie um título chamativo e entregue o que prometer. Por exemplo: “Guia Definitivo para Encontrar o Emprego Ideal”.

Conteúdo: precisa ser inédito e exclusivo, preferencialmente sobre a sua área de atuação ou especialização. Quando citar livros e textos de outros autores, coloque a fonte e a bibliografia. Leia livros e artigos e veja vídeos relacionados ao tema para ampliar o conhecimento. Lembre-se: você está escrevendo para um determinado público, ou seja, para a sua persona. Entenda primeiro quem é a sua persona (leia o meu artigo sobre o tema aqui) antes de começar a escrever.

Revisão: todo E-book deve ter um esqueleto contendo capa, autor, sumário, introdução, corpo, conclusão e sobre. Atente-se para introdução, desenvolvimento e conclusão, como um guia para os leitores. Se ficar em dúvida, crie perguntas relacionadas ao tema e vá respondendo-as de forma clara e direta. Revise a gramática e a ortografia do texto ou peça a um profissional especializado para fazer isso.

Layout: a diagramação é importante para atrair visualmente o leitor e manter a leitura prazerosa e organizada. Se for necessário, peça a ajuda de um designer. Lembre-se de observar os seguintes itens: fonte utilizada, capa, sumário, ilustrações, infográficos, destaques (use as aspas e cores diferentes para destacar trechos importantes do livro) e cores de fundo.

Formato: você pode utilizar o ePub e o PDF para salvar e distribuir os arquivos. O ePub não é tão usado por ter um formato mais simples e por não carregar muitas imagens. O formato mais utilizado é o PDF.

Precificação: pesquise antes de determinar o valor do seu E-book. O conteúdo também pode ser disponibilizado de forma gratuita para promover a sua marca ou para criar um mailing segmentado do seu público – por exemplo, para receber o E-book, o leitor precisa se cadastrar no site.
Observe o tempo e o dinheiro investido para a produção do material e analise o preço dos produtos dos concorrentes. Conheça o seu público e a classe social a qual pertence. O seu livro precisa entregar um conteúdo exclusivo e valioso, agregando valor às informações ali disponibilizadas.

Registro: antes de publicar e divulgar o seu material, registre-o na Biblioteca Nacional. Dessa forma, o conteúdo e os direitos autorais ficarão protegidos. Mesmo se o E-book for distribuido gratuitamente, registre-o.

Divulgação: utilize as redes sociais e profissionais para engajar os seus seguidores e convidá-los para comprar o material. Disponibilize um link para compra no seu site e utilize plataformas de distribuição de produtos digitais como Udemy e Hotmart, por exemplo.

 

Nos próximos artigos você confere estratégias para utilizar as seguintes ferramentas: newsletters, Squeeze Pages e SEO. Continue acompanhando. Até lá!

 

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