O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade online na qual um profissional ou uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

Explicarei através de vários artigos sobre como cada uma das estratégias pode te ajudar. Nesse sexto artigo, confira algumas técnicas para montar uma newsletter gratuita e enviar para o seu mailing.

Confira oito estratégias eficazes para promover a sua marca na Internet:

O E-mail Marketing é uma excelente estratégia de vendas. O primeiro passo é criar uma lista de e-mails, ou seja, um mailing com o seu público-alvo. A melhor forma de fazer isso é atrair o seu público para o seu site ou blog e convidá-lo a cadastrar o e-mail para receber as novidades.

É importante construir uma lista de e-mails de forma orgânica, atraindo pessoas interessadas no conteúdo que você disponibiliza. Jamais compre listas prontas ou envie e-mails para as pessoas sem autorização. Além de ser anti-ético e desrespeitoso com o seu público, você destrói a sua reputação profissional, pois o seu e-mail vira um SPAM.

Ofereça às pessoas a opção de descadastrar do seu mailing no final do seu e-mail. Essa é uma atitude recomendada pois mostra que você respeita o seu público e ele sempre terá a opção de sair da sua lista de maneira simples e descomplicada.

Uma forma de capturar e-mails do seu público é através de páginas de captura, formulários e webinários. Webinários e testes online são excelentes oportunidades de obter leads em troca de conhecimento. Utilize a criatividade – sempre de forma transparente e honesta – para atrair as pessoas. Lembre-se: mais importante do que atrair o seu público, é fazê-lo se sentir interessado em adquirir a informação que você vai transmitir.

Crie e-mails interessantes com um conteúdo relacionado à sua área de atuação e avalie o momento certo para enviar e-mails de venda.

Selecionei algumas sugestões de programas – entre gratuitos e pagos – que auxiliam o envio de Newsletters e e-mails de forma profissional e organizada:

O e-mail marketing é uma importante ferramenta para estabelecer um vínculo com o seu público.

Estabeleça uma periodicidade fixa para enviar as suas newsletters e lembre-se de mandá-las quando tiver datas comemorativas e feriados, no dia do aniversário do usuário, para promover cursos online e treinamentos presenciais e para avisar das novidades e dos artigos novos.

Procure não enviar mais de dois e-mails por semana, pois lotar a Caixa de Entrada dos seus leitores não é uma boa estratégia. Lembre-se: quantidade não significa qualidade.
Envie entre um e três e-mails por semana na época de lançamento de um curso on-line. Exemplo: Curso de Comunicação Interna e Endomarketing com 20% de desconto!
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Título da newsletter

Crie frases chamativas e que despertem a curiosidade do leitor. Utilize palavras de impacto no título do e-mail, como: imperdível, agora, único, você e exclusivo.
Exemplo: “Conteúdo imperdível e exclusivo para te ajudar a conquistar a independência financeira”.

Construa um perfil de sua persona

Se você já leu o meu artigo sobre Personas, já sabe a importância de definir quem é o seu público-alvo antes de enviar o e-mail marketing.

Vale a pena lembrar de algumas ferramentas importantes que te ajudam a pesquisar comportamentos e o perfil de compras das personas: Google, Google Analitics e Facebook Insights. Você pode buscar palavras-chaves como “Pesquisa de comportamento Millenium” e “Hábitos de compra de mulheres com filhos”.

Lembre-se: antes de planejar a linguagem que usará na sua newsletter e o conteúdo que enviará, você precisa definir se o seu público é majoritariamente feminino ou masculino, a faixa etária, quais os conteúdos ele se interessa e avaliar antigos clientes.

Estabeleça um nome, uma imagem, idade, lugar onde mora, formação, profissão, onde busca conhecimento, cargo e remuneração média, desafios, motivações profissionais, hábitos, objetivos e aspectos gerais da vida e onde busca informação.

Algumas dicas importantes:

  • Coloque o seu logotipo no topo da Newsletter
  • Crie um espaço para adicionar vídeos e imagens com links
  • Escreva um texto introdutório como se estivesse conversando diretamente com o leitor, de forma mais pessoal.
    Exemplo: “Olá fulano,
    Eu estou enviando para você as novidades da semana. Espero que goste dos artigos e vídeos sobre comunicação.
    Desejo uma excelente semana e sucesso nos negócios!
    Nome e sobrenome.”
  • Crie testes A/B e compare os resultados. Envie, por exemplo, uma newsletter com um tipo de conteúdo para 50% do seu mailing e outra diferente para o restante. Elimine os piores resultados e crie novos conteúdos para um novo teste.
  • Coloque fotos e depoimentos de clientes e leitores do seu site ou blog.
  • Adicione os links das suas redes sociais para o público te seguir.
  • Faça um teste enviando a newsletter para o seu próprio e-mail antes de disparar para a sua lista. Assim você tem a oportunidade de testar todos os links e fazer uma revisão final.
  • Cadastre-se na página inicial do meu site para receber a Newsletter semanal com conteúdos sobre comunicação e marketing.

 

Nos próximos artigos você confere estratégias para utilizar as seguintes ferramentas: Squeeze Pages e SEO. Continue acompanhando. Até lá!

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