Para aumentar a sua produtividade dentro e fora do ambiente de trabalho, selecionei quatro técnicas eficazes e práticas que te ajudarão a organizar melhor o tempo, a atrair pensamentos positivos e a conquistar resultados benéficos.

1 – Método Pomodoro

O nome deriva do cronômetro em formato de tomates que o criador Franchesco Cirillo utilizou durante o desenvolvimento dessa técnica.

Com esse método você divide o seu dia em módulos de 25 minutos.

pomodoro

  • A cada módulo trabalhado, você faz uma pausa de cinco minutos.
  • Após concluir quatro módulos (ciclos) incluindo as pausas, você faz um intervalo maior de 25 minutos. Aconselho uma pausa longa com duração entre 15 e 30 minutos.
  • Marque com um √ cada tarefa que for concluída.
  • Mesmo que pareça que você está fazendo muitas pausas, ao descansar a mente, você aumenta a produtividade durante o período de trabalho.

 

2 – Regra 1-3-5

Organize as tarefas do seu dia de acordo com o nível de prioridade.

regra-1-3-5

  • Mescle uma tarefa importante (que demanda mais tempo) com três tarefas médias e cinco tarefas simples (que você consegue fazer em menos em até cinco minutos)
  • Ao invés de ocupar o seu tempo com 10 coisas pequenas, você prioriza apenas as atividades mais importantes.

 

3 – Kanban

Esse cartão de sinalização utilizado na área administrativa de diversas empresas (que faz parte da Metodologia Ágil) é muito utilizado nas indústrias para controlar os fluxos de produção ou transportes.

O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

Esse sistema consiste em dividir as tarefas em três princípios: a fazer (atividades pendentes), fazendo (atividades que estão sendo desenvolvidas) e feito (atividades concluídas).

kanban

De acordo com os itens que são consumidos, movimenta-se as atividades dentro do quadro, sinalizando-as com cartões que indica quando um material foi utilizado e precisa ser reposto. Eles são divididos por prioridade de reabastecimento e separados pelas cores verde, vermelha e amarela – seguindo a sequência para itens de menor prioridade para os de maior prioridade.

A metodologia foi baseada em um sistema visual de abastecimento de um supermercado – conforme os produtos são vendidos e consumidos, os espaços vazios são reabastecidos.

Utilize esse raciocínio: equilibre os processos e classifique-os como anterior e posterior. O processos anterior não pode produzir mais produtos do que a capacidade de consumo do processo posterior. O processo posterior, por sua vez, não pode adquirir mais peças do que o necessário para a sua produção, do processo anterior.

 

4 – Bússola do Tempo

bussula-do-tempo

  • Separe as tarefas e classifique-as como urgentes, não urgentes, importantes e não importantes.
  • As tarefas que forem urgentes e importantes podem ser feitas imediatamente.
  • As tarefas que forem urgentes mas não importantes, você pode delegar.
  • As tarefas que forem importantes mas não urgentes, você pode decidir o melhor momento de encaixar na sua agenda.
  • As tarefas que não forem urgentes e nem importantes, elimine-as, pois gerarão retrabalho e o farão perder tempo desnecessariamente.

 

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