O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade online na qual um profissional ou uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

Expliquei através de vários artigos sobre como cada uma das estratégias pode te ajudar. Nesse oitavo e último artigo, escrevo algumas técnicas para otimizar o seu site ou seu blog.

Confira oito estratégias eficazes para promover a sua marca na Internet:

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, ferramenta de otimização de buscas. Os motores de busca (ou robôs) de diversas empresas como Google, Yahoo, Bing, UOL e Achei procuram palavras-chave nos textos, fotos, anúncios, vídeos e outros tipos de conteúdo divulgados na Internet para gerar um tráfego qualificado no momento certo em que o usuário está buscando por informação de forma espontânea e gratuita.

Conhecer as estratégias desses buscadores e utilizá-las a seu favor é uma forma de otimizar as páginas do seu site ou blog, fazendo-as aparecer mais vezes e em posições superiores nas buscas – aparecendo por exemplo entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google. Isso faz com que elas sejam mais vistas e acessadas pelos internautas.

Uma das formas mais fáceis de conseguir aumentar a sua taxa de conversão é construir um conteúdo completo e rico.

Confira algumas dicas para otimizar seu site:

  • Escolha palavras-chave estratégicas para os seus textos
  • Pesquise as palavras-chave mais buscadas antes de criar o título dos seus textos. Crie títulos chamativos e que atraiam a atenção do leitor. Use palavras como dicas, especialista, ideias, descubra, lições, encontre, soluções, ajuda, tendências e etc.
  • Crie um snippet curto, direto e informativo. Snippet é o recorte do conteúdo de cada resultado que aparece no Google contendo título (Page Title), URL e Meta Description (descrição).
  • Crie links curtos e com nomes simples para serem facilmente encontrados. Exemplo: http://www.vanessaguimaraes.jor.br/inteligencia-emocional
  • Use layouts que sejam compatíveis com os dispositivos móveis como tablets e celulares, para evitar que o conteúdo e as imagens fiquem distorcidos. Utilize a ferramenta Mobile Friendly Test do Google para testar o site em outros dispositivos.
  • Crie um blog dentro do seu site e atualize-o periodicamente
  • Faça uma integração do seu site com as suas mídias sociais