Muito se fala sobre webinários e provavelmente você já participou de algum recentemente. Você sabe para que serve um webinário? Como organizá-lo, como atrair pessoas para se inscreverem e quais são as vantagens em fazer um webinário?

Para esclarecer todas essas dúvidas escrevi este artigo. Em poucos parágrafos você aprenderá a organizar um webinário para divulgar produtos, serviços e eventos. Preparado?

Webinário é uma plataforma de transmissão de vídeo em tempo real que deve oferecer velocidade (teste se as mensagens chegam com qualidade ao público), praticidade (observe se os participantes acessam apenas pelo link), custo-benefício (muitas ferramentas são gratuitas) e interatividade (o objetivo é interagir com o público ao vivo).

Antes de organizar um webinário:

  • Defina um objetivo
  • Avalie se os seus produtos digitais estão prontos para venda (vídeo-aula, curso, E-book, apostila, entre outros)
  • Observe se você tem uma lista de leads para o projeto
  • Lance cursos com datas marcadas (se esse for o objetivo do webinário)

Duração e conteúdo

  • A duração precisa ter menos de 60 minutos – utilize 30 minutos para desenvolver o tema e 15 minutos para perguntas e respostas.
  • Comece e termine o webinário de forma marcante.
  • Se apresente no início (mini-currículo) e conte uma história interessante que tenha a ver com o tema.
  • Responda a pergunta: como o meu produto ou serviço podia ter mudado a minha própria história?
  • Comece a divulgar com aproximadamente duas semanas de antecedência através de redes sociais, e-mails, anúncios patrocinados e a criação de uma Squeeze Page para o webinário.
  • Dois dias antes do evento envie lembretes do evento e no dia envie um e-mail relembrando.

Conheça a minha seleção de cinco plataformas para transmitir webinários:

Interação

Interaja com o seu público, responda as perguntas do chat, pergunte se eles estão gostando e quais são as principais expectativas do evento e ofereça um prêmio ou brinde durante a transmissão.

Exemplo: O melhor comentário ou a melhor pergunta ganha um acesso grátis ao curso ou um E-Book.

Dicas importantes:

  • Na despedida deixe um Plano de Ação para o participante.
  • Reforce a venda do produto ou serviço e promova a inscrição para o próximo webinário.
  • Publique a gravação no Youtube e nas redes sociais logo em seguida.
  • Envie um e-mail aos participantes agradecendo e lembrando os melhores momentos e as principais dúvidas respondidas.
  • Envie newsletters e comunicação constante para a lista obtida.
  • Crie uma comunidade no Facebook ou no Linkedin para os participantes interagirem.