Os KPIs (Key Performance Indicator) são métricas que ajudam a medir as taxas de conversão, audiência, taxa de abertura de e-mails e etc.

A métrica é tudo o que se pode mensurar em conjunto ou sozinho. Por exemplo: se avaliarmos a quantidade de pessoas que estão em um mailing, a lista é a dimensão a ser medida e a taxa de abertura é um tipo de métrica.

Dentro da métrica temos os seguintes dados:

  • Pontuais

Os dados precisam ser atuais. Os resultados precisam ser avaliados constantemente, tendo em vista o que se espera e quanto tempo se alcançará os objetivos elaborados.

  • Relevantes

A quantidade de curtidas da página pode não ser relevante para a venda. Não misture informações que não agregam dados para a KPI desejada. Entenda o que os clientes estão conversando, avalie seus comentários e entenda as suas opiniões.

  • Úteis

O que fazer com os resultados de uma KPI? As métricas precisam gerar inteligência para guiar as ações. Entenda o tempo médio que o seu cliente leva até a compra.

  • Descomplicados
    • KPI Vendas: observe quantas vendas foram feitas durante determinado período.
    • KPI Alcance do seu Anúncio: avalie o impacto do alcance nas redes, as impressões do anúncio, as impressões no Facebook ou no Google Adwords e quantas pessoas foram atingidas com o post.
    • KPI Conversão de Página de Vendas: faça as contas para saber a relação de pessoas que entraram em seu site e efetuaram a compra.

Pergunte-se sempre:
– Quais foram as mudanças?
– O que causou essas mudanças?
– Quais são os investimentos e experimentos necessários para melhorar ou reverter esse status?
– Onde estão as melhores oportunidades?

Levantando essas informações é possível entender quais ações são mais assertivas para os próximos anúncios, posts e e-mails e para escolher novos produtos ou serviços.

Análise de conteúdo

Pergunte-se:
– Quem é o público-alvo?
– Eles são quem você pensava que eram?
– Quais são os melhores dias e meses para anunciar? Qual é a faixa etária do seu público?
– O seu melhor conteúdo está dentro do planejamento?
– O seu pior conteúdo está dentro do plano?
– Os resultados estão de acordo com o desejado?

    • Adapte a linguagem do conteúdo para aquele público que foi atraído
    • Converta o planejamento através de ações para atingir esse novo público
    • Conheça esse novo público que foi atraído pelo seu produto ou serviço

Análise das métricas

Com os dados em mãos, faça uma análise das métricas.

Pergunte-se:

– Quais foram as mudanças?

– O que causou essas mudanças?

– O que posso fazer para manter os resultados (se forem satisfatórios) ou mudá-los (se estiverem ruins)?

  • Mude o conteúdo e a abordagem se for necessário
  • Faça uma conversão:
    • Microconversão – são pequenas ações que atingem o público até se transformar em uma verdadeira conversão.
    • Macroconversão – pode variar de acordo com o objetivo (que pode ser conquistar um novo fã, um comprador ou um lead) de acordo com os KPIs e os objetivos do negócio.

– Onde estão as suas melhores oportunidades?

  • Onde pode investir para o conteúdo/negócio crescer?

 

Dica: Cada dado representa uma pessoa, portanto, estude o comportamento de cada uma delas, entenda como elas pensam e agem.

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