Os KPIs (Key Performance Indicator) são métricas que ajudam a medir as taxas de conversão, audiência, taxa de abertura de e-mails e etc.
A métrica é tudo o que se pode mensurar em conjunto ou sozinho. Por exemplo: se avaliarmos a quantidade de pessoas que estão em um mailing, a lista é a dimensão a ser medida e a taxa de abertura é um tipo de métrica.
Dentro da métrica temos os seguintes dados:
- Pontuais
Os dados precisam ser atuais. Os resultados precisam ser avaliados constantemente, tendo em vista o que se espera e quanto tempo se alcançará os objetivos elaborados.
- Relevantes
A quantidade de curtidas da página pode não ser relevante para a venda. Não misture informações que não agregam dados para a KPI desejada. Entenda o que os clientes estão conversando, avalie seus comentários e entenda as suas opiniões.
- Úteis
O que fazer com os resultados de uma KPI? As métricas precisam gerar inteligência para guiar as ações. Entenda o tempo médio que o seu cliente leva até a compra.
- Descomplicados
- KPI Vendas: observe quantas vendas foram feitas durante determinado período.
- KPI Alcance do seu Anúncio: avalie o impacto do alcance nas redes, as impressões do anúncio, as impressões no Facebook ou no Google Adwords e quantas pessoas foram atingidas com o post.
- KPI Conversão de Página de Vendas: faça as contas para saber a relação de pessoas que entraram em seu site e efetuaram a compra.
Pergunte-se sempre:
– Quais foram as mudanças?
– O que causou essas mudanças?
– Quais são os investimentos e experimentos necessários para melhorar ou reverter esse status?
– Onde estão as melhores oportunidades?
Levantando essas informações é possível entender quais ações são mais assertivas para os próximos anúncios, posts e e-mails e para escolher novos produtos ou serviços.
Análise de conteúdo
Pergunte-se:
– Quem é o público-alvo?
– Eles são quem você pensava que eram?
– Quais são os melhores dias e meses para anunciar? Qual é a faixa etária do seu público?
– O seu melhor conteúdo está dentro do planejamento?
– O seu pior conteúdo está dentro do plano?
– Os resultados estão de acordo com o desejado?
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- Adapte a linguagem do conteúdo para aquele público que foi atraído
- Converta o planejamento através de ações para atingir esse novo público
- Conheça esse novo público que foi atraído pelo seu produto ou serviço
Análise das métricas
Com os dados em mãos, faça uma análise das métricas.
Pergunte-se:
– Quais foram as mudanças?
– O que causou essas mudanças?
– O que posso fazer para manter os resultados (se forem satisfatórios) ou mudá-los (se estiverem ruins)?
- Mude o conteúdo e a abordagem se for necessário
- Faça uma conversão:
- Microconversão – são pequenas ações que atingem o público até se transformar em uma verdadeira conversão.
- Macroconversão – pode variar de acordo com o objetivo (que pode ser conquistar um novo fã, um comprador ou um lead) de acordo com os KPIs e os objetivos do negócio.
– Onde estão as suas melhores oportunidades?
- Onde pode investir para o conteúdo/negócio crescer?
Dica: Cada dado representa uma pessoa, portanto, estude o comportamento de cada uma delas, entenda como elas pensam e agem.