As redes sociais, o e-mail e os aplicativos do celular podem consumir um tempo precioso de nossa vida se não soubermos estabelecer horários específicos para utilizá-los.

Elaborei sete dicas para te ajudar a aproveitar o seu tempo de forma mais eficaz. Confira:

1 – Crie horários específicos para acessar as redes durante o dia e defina quanto tempo você dedicará ao uso de cada uma.

2 – Descubra quanto tempo você gasta utilizando cada aplicativo e rede social tentando diminuir, investindo-o em outra atividade. Existem vários aplicativos que te ajudam nessa tarefa.

3 –Mantenha o foco no planejamento do dia, seguindo os horários da agenda. Utilize o intervalo entre as tarefas para verificar as mensagens, mas só responda quando o tempo permitir.

4 – Durante o horário de trabalho e compromissos, utilize os aplicativos de mensagem instantânea – como Whats App e Messenger – como se fossem um e-mail. Defina as mensagens urgentes, importantes e desnecessárias. Leia e responda nessa ordem.

5 – Evite entrar em grupos de Whats App que te façam perder tempo e não são úteis.

6 – Silencie os grupos e alertas de mensagens, evitando a curiosidade de entrar no aplicativo cada vez que alguém enviar algo.

7 – Crie pastas específicas para os e-mails, classificando-os em urgente, importante e usual. Cadastre os remetentes correspondentes, para saber quais são as suas prioridades.

 

Fonte: Elaborei essas dicas para o artigo publicado no blog Vida & Ação.

Anúncios