Copywrite é a habilidade de criar conteúdo para promover marcas e produtos. Elaborei sete técnicas para te ajudar a promover marcas e produtos de forma assertiva.

Persona

Conheça bem o seu público e utilize a linguagem apropriada. Leia o artigo que escrevi para te ajudar a construir a sua Persona.

Comparação

Utilize exemplos claros para apresentar ao seu público, de forma que ele se identifique. Por exemplo: “Aprenda a aliar a realização pessoal com a profissional no curso de Gestão do Tempo e Produtividade!”

Observe esses dois casos de comparação:

– Quem fizer o curso de Gestão do Tempo será capaz de ser tão organizado como a escritora J. K. Howling, que conciliou bem o tempo entre cuidar da família e escrever os livros que fizeram tanto sucesso.

– O curso de Gestão do Tempo proporciona uma realização pessoal e profissional ao ensinar técnicas de um melhor aproveitamento da vida, as mesmas que a atriz Heloísa Perissé utilizou quando sua filha era pequena e ela precisou cuidar da pequena enquanto estudava inglês e decorava os textos da peça que atuava.

Metáforas e objetivos

Ao falar da qualidade do produto, associe essa característica a algo próximo à rotina da Persona.

A metáfora é uma figura de linguagem que interliga diferentes realidades através de suas semelhanças. Ela ajuda a compreender diferentes ideias.

Exemplo: “Esse problema é só a ponta do iceberg”.

Tripo E

O texto precisa ser exclusivo, específico e emergencial.

Exclusivo: Mostre que o produto ou serviço possui um diferencial. Exemplo: “As aulas ficam disponíveis em um site especial”.

Específico: Explique detalhadamente sobre o que está sendo vendido. Foque em um nicho de mercado. Exemplo: “Aprenda técnicas de autoconhecimento e organização”.

Emergencial: Descubra quais são as necessidades urgentes do seu público e quais são as soluções para ajudá-los. Você pode estabelecer um prazo para auxiliá-los, mas lembre-se de ser sempre honesto, transparente e sincero. Só prometa o que conseguir cumprir. Exemplo: “Os resultados virão em um mês”.

Exemplo da utilização do Triplo E: “Confira 11 aulas da consultora Vanessa Guimarães que farão a sua vida mudar em um mês e o seu tempo render dez vezes mais”.

Repetição

Você pode desenvolver anúncios publicitários, artigos e textos para divulgar nas redes sociais que sejam parecidos.

Use o mesmo texto mudando apenas algumas palavras ou conte uma história levemente diferente.

Usar os mesmos argumentos com dados, histórias e gráficos pode fazer toda a diferença. Aos poucos o leitor é convencido a concordar com as premissas.

Relevância

Estude o tipo de conteúdo que a sua Persona tem interesse e elabore dicas que esse público gostaria de ler.

Escreva sobre assuntos parecidos como qualidade de vida, bem-estar, finanças pessoais e etc.

Crie um relacionamento entre o seu site e os leitores.

Títulos chamativos

Faça apenas promessas que consiga cumprir (como distribuir brindes ou um eBook gratuito) e use números ou listas. Enumere aulas, lições e dicas no texto. Os números ímpares chamam mais a atenção.

Exemplo: “11 fatos fundamentais que você precisa saber antes de se tornar um empreendedor digital”.

Dicas para utilizar nos títulos e nos textos:

– Racionalidade: “Estudos comprovam que…”

– Negativa: “Os segredos que nunca te contaram.”

– Como fazer: “Descubra como fazer…”

 

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