Provavelmente você já ouviu falar do MVP (Minimum Viable Product) se possui uma startup ou uma pequena empresa. Esse termo está ganhando cada vez mais força dentro das corporações.

O termo MVP passou a ser usado referindo-se à versão inicial de um projeto que permite testar o mercado, ouvir o cliente e buscar o Market Fit (ajuste dos serviços e produtos às necessidades dos clientes) sem investir muito dinheiro inicialmente.

Para entender melhor o significado desse termo na prática, considere o seguinte exemplo: um software ou um site que está em desenvolvimento. A empresa que está desenvolvendo um site para o cliente, pode colocar no ar apenas as páginas mais importantes ou a loja virtual, para que as vendas comecem a ser efetuadas, deixando outras funcionalidades mais avançadas ou demoradas para serem lançadas no final.

O MVP – em português Produto Minimamente Viável – é um conjunto de testes que servem para avaliar a qualidade do produto ou serviço e sua viabilidade, ou seja, avalia os itens mínimos que seu produto ou serviço precisa ter antes de ser lançado.

Diversas experimentações práticas são desenvolvidas e o produto final é levado para um grupo selecionado testar. Esse é apenas um produto em fase de acabamentos, que precisará ser melhorado até o seu lançamento. Pode ser inclusive um protótipo cujo objetivo é conhecer o mercado, observar a reação do público e confirmar se realmente é útil àqueles clientes.

É importante esclarecer que o fazer um MVP não significa entregar o produto mal feito antes de terminá-lo, contendo falhas que precisam ser lapidadas. O propósito é entregar um software, por exemplo, que represente o produto final, em uma versão mais simplificada, barata e que demore menos tempo para ficar pronta, recebendo feedbacks que agreguem ao propósito inicial: resolver os problemas dos clientes.

Algumas dicas práticas para fazer um MVP:

  • Monte uma Landing Page: mostre um pouco do que está por vir e aproveite para captar leads experimentais que serão usados posteriormente.
  • Avalie todas as informações que possui inicialmente a respeito do seu público: redes sociais, site e Landing Page e transforme esses dados em métricas.
  • Monte o seu MVP e submeta-o aos primeiros testes. Lembre-se: gaste o mínimo de recursos possíveis sem perder a qualidade e oferecer um produto ou um serviço de alto nível aos clientes.
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