“Ninguém pode mudar o passado mas todos podem construir o futuro e escrever uma história de sucesso no livro da vida”, já diz o ditado.

Nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos e a reciclagem constante é importante e necessária para todos os profissionais, independente de cargo e profissão.

A expressão Life Long Learning, que significa “aprendizado ao longo da vida”, reúne um conjunto de ferramentas e metodologias utilizadas por diversas empresas para proporcionar mais aprendizado aos funcionários – através de cursos, treinamentos, palestras e até workshops, ministrados por lideranças da própria empresa ou por empresas terceirizadas.

Todas as informações compartilhadas e as apresentações das aulas normalmente são compartilhadas com os participantes através de blogs corporativos, da Intranet, em murais nas mídias sociais corporativas, no site da empresa e em fóruns de discussão.

Algumas sugestões para oferecer uma Educação Continuada de qualidade aos funcionários:

1. Notícias especializadas

As Newsletters e os boletins periódicos (semanais ou mensais) contribuem para manter os funcionários bem informados sobre a empresa, a comunidade e a área de atuação em uma visão global, nacional e local.

É importante enviar para cada área da empresa informações, artigos, matérias e vídeos relacionados ao ramo de atividade da empresa e de cada área específica, contribuindo para reflexões, questionamentos e insights.

A clipagem de notícias que é feita pela Assessoria de Imprensa (quando houver) também pode ser encaminhada para os gestores de cada equipe e de cada área.

2. Artigos periódicos

Os diretores, superintendentes e gestores de todas as áreas da empresa podem ser convidados para escrever “colunas” semanais ou mensais com novidades a respeito do mercado, insights, notícias a respeito de lançamentos, de acionistas ou parceiros, eventos externos (como workshops, seminários e congressos) e internos (como reuniões com equipes e feedbacks positivos de clientes).

Esses artigos e posts podem ser enviados por e-mail através da Newsletter ou ficar disponível em um canal dentro do blog corporativo, site organizacional ou até mesmo na Intranet da empresa.

É importante que a periodicidade seja estipulada e respeitada, para que os acessos sejam constantes e tornem-se rotina.

3. Vídeos online (cursos online)

Uma ideia interessante é abrir espaço para os gestores das equipes produzirem conteúdo exclusivo, inédito e independente. Deixe-os darem sugestões, gravar vídeos com os funcionários, mostrando o dia a dia, situações cotidianas, vitórias e resultados. Essa interação proporcionará um engajamento das equipes.

Esses vídeos também podem ser editados e fazer parte de um curso online – onde as próprias lideranças podem narrar cases de sucesso da empresa, lembranças engraçadas, dicas para aumentar a produtividade e até lições para atender melhor os clientes e se organizar melhor no dia a dia. Deixe que cada um use o conhecimento e a criatividade.

4. Sugestões de leituras

Você já pensou em sugerir leituras para os seus funcionários? Se a resposta for afirmativa, vamos ampliar a sua visão. O que acha da empresa presentear alguns funcionários ou fazer um sorteio de livros técnicos relacionados às áreas de atuação?

Faça uma pesquisa simples e rápida e descubra quais são as publicações mais desejadas pelos funcionários e premie de acordo com a produtividade e os resultados apresentados.

Os eBooks são presentes práticos e muitas vezes custam mais barato do que os livros impressos.

Existem várias opções interessantes para manter os seus funcionários bem informados: livros digitais, a assinatura de revistas técnicas, artigos científicos internacionais traduzidos, o compartilhamento de cases de sucesso através de apresentações em Power Point e até o envio de links pelo Whats App de matérias especializadas em sites e portais de notícias.

Montar um Clube do Livro para os funcionários também é interessante e uma forma de interagir com eles e conhecer um pouco mais sobre seus interesses e sua forma de trabalhar.

Monte uma Feira do Livro, onde diversas ONGs recebem e doam livros. Estimule a troca de livros e escolha uma publicação para debater no fim do mês, após o horário de expediente.

5. Cursos e treinamentos

Os cursos e os treinamentos podem ser feitos por funcionários das próprias equipes – para ajudar a treinar os colaboradores novos que estão entrando na empresa e para compartilhar conhecimentos novos de cursos e eventos externos.

Os gestores mais experientes e diretores também podem fazer palestras e treinamentos internos com um coffee break para os funcionários periodicamente. Essa é uma forma de mantê-los inspirados e fortalecer a cultura organizacional.

6. Palestras e workshops internos

Uma ideia interessante é convidar palestrantes e educadores que são especialistas em temas específicos como redes sociais, empreendedorismo, motivação, criatividade e inovação, produtividade, organização, Marketing Afetivo e gestão do tempo para workshops in company – prefira horários alternativos como início ou final do expediente e finais de semana, recompensando os colaboradores por participarem.

Ofereça sempre que possível brindes de parceiros, sorteio de kits da empresa com caneta, bloquinho, squeeze e outros itens corporativos.

Organize workshops interativos, onde as turmas poderão interagir e aprender na prática diversas lições. Dê preferência a workshops presenciais e que possuam vivências. Proporcionar um dia com palestras ao ar livre, dentro de uma fábrica, em um laboratório de robótica, um passeio de helicóptero ou até mesmo uma visita guiada por dentro das empresas do grupo são ideias que proporcionarão uma imersão na cultura organizacional, interação com áreas diferentes e uma enriquecedora troca de informações internas.

7. Canal aberto

Mantenha um canal oficial da empresa aberto para o registro de reclamações anônimas, elogios, feedbacks de projetos, exposição de impressões pessoais a respeito de clientes e parceiros e fóruns de discussão online.

O objetivo desse canal é ouvir os colaboradores, promover interação e melhorar o nível de relacionamento entre as lideranças e suas equipes.

8. Jornal Mural ou Mural Digital

O Jornal Mural é muito útil para divulgar notícias internas e explorar cases de sucesso, bem como trabalho em equipe e gestão de crises.

Essa ferramenta – que também pode ser um Mural Digital (moderno e mais fácil de atualizar) – contribui para levar as principais informações da semana de forma direta e resumida. Utilize mais fotos, infográficos e imagens do que texto para chamar a atenção e passar a mensagem pretendida. Crie títulos curtos e impactantes, com verbos de ação.

A televisão corporativa também é uma opção para oferecer um conteúdo personalizado com linguagem adaptada ao público interno. É uma forma de manter os funcionários bem informados e mostrar a opinião de clientes, comunidade e parceiros de forma dinâmica.

Lembre-se: cada empresa possui uma cultura organizacional diferente, bem como um perfil diferente de públicos internos e externos. Avalie as atividades que melhor se encaixam no DNA da empresa.

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