Você trabalha ou já trabalhou em uma empresa que possui murais com indicadores chamados de Gestão à Vista?

O painel de Gestão à Vista é uma ferramenta útil e eficaz para expor tarefas, dados e gráficos que estão sendo executados e resultados comparativos.

Todos os dados precisam ser apresentados de forma clara, simples e objetiva, seguindo um padrão estipulado pela área que o desenvolveu – pode ser a equipe de RH ou de Comunicação e Marketing.

Normalmente são utilizados infográficos, gráficos, planilhas e desenhos para mostrar etapas da produção, indicadores e metas que precisam ser ou já foram atingidas.

Os funcionários utilizam essas informações para acompanhar os resultados do seu trabalho e receber um feedback das funções exercidas. As informações contribuem para aumentar o conhecimento das equipes para exercerem com mais precisão as suas atividades.

Para manter os dados sempre atualizados e disponíveis, uma equipe precisa se responsabilizar por coletar os dados, mensurar as informações e transformá-las em gráficos – fazendo a diagramação adequada.

Os dados da ferramenta Gestão à Vista podem ser disponibilizados das seguintes formas:

1. Kanban

Esse cartão de sinalização utilizado na área administrativa de diversas empresas (que faz parte da Metodologia Ágil) é muito utilizado nas indústrias para controlar os fluxos de produção ou transportes.

Esse sistema consiste em dividir as tarefas em três princípios: a fazer (atividades pendentes), fazendo (atividades que estão sendo desenvolvidas) e feito (atividades concluídas).

De acordo com os itens que são consumidos, movimenta-se as atividades dentro do quadro, sinalizando-as com cartões que indica quando um material foi utilizado e precisa ser reposto. Eles são divididos por prioridade de reabastecimento e separados pelas cores verde, vermelha e amarela – seguindo a sequência para itens de menor prioridade para os de maior prioridade.

A metodologia foi baseada em um sistema visual de abastecimento de um supermercado – conforme os produtos são vendidos e consumidos, os espaços vazios são reabastecidos.

2. Painéis ou murais de Gestão à Vista

O mural de Gestão à Vista pode ser analógico (imantado ou com compartimentos para colocar as folhas em tamanho A4) ou digital (sistema moderno e mais prático para atualizar).

Os dados são diagramados em folhas impressas com indicadores de metas – estimulando a organização, a produtividade e o trabalho em equipe. A atualização pode ser feita mensal ou semestralmente.

Vantagens de utilizar essa ferramenta na sua empresa:

  • Aumenta a autonomia no ambiente de trabalho
  • Diminui gargalos
  • Incentiva as equipes a trabalharem em conjunto e a atingir as metas
  • Identifica riscos e oportunidades
  • Fortalece a cultura organizacional
  • Contribui para disseminar a visão e o DNA da empresa
  • Auxilia a tomada de decisões

 

Anúncios