O marketing é um conjunto de atividades de otimização de lucros através da adequação da produção e da oferta para o público, utilizando mercado, design, campanhas publicitárias, atendimento pós-venda e etc, cujo resultado contribui para atrair clientes, identificar oportunidades, conquistar o mercado, fortalecer a marca e consequentemente vender serviços e produtos.

O empresário Philip Kotler, considerado o “pai do marketing” escreveu que “marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

A palavra marketing deriva do termo inglês market, que significa mercado. A área estuda as causas, os objetivos e os resultados obtidos através de diferentes maneiras, dependendo de como as empresas lidam com o público-alvo.

O marketing também estuda as causas e os mecanismos envolvidos nas relações de trocas de produtos, serviços ou ideias realizadas. Para atingir o seu público-alvo, é preciso utilizar quatro definições fundamentais, chamadas dos 4 Ps do Marketing ou Marketing Mix: Preço, Praça (distribuição), Produto e Promoção (comunicação).

Confira as principais funções do marketing dentro das empresas:

Aquisição: atraia o seu público-alvo e os transforme em clientes, fidelizando-os através de um excelente atendimento e produtos e serviços que possuam qualidade.

Ativação: convença os clientes a adquirir os produtos ou a fazer a assinatura do serviço através de promoções, exposição de produtos, publicidade, mostruários atrativos, distribuição de amostras grátis, descontos e brindes.

Retenção: utilize estratégias para fazer os clientes comprarem mais produtos ou adquirirem pacotes maiores. As estratégias mais usadas são Cross-Sell e Up-Sell.
O termo Cross Selling (venda casada) significa que o cliente pode adquirir um produto e pagar um valor adicional para receber algo a mais. Por exemplo, o Mc Donald´s oferece ao cliente na hora da compra a opção de levar mais um produto. Se o cliente pedir um hambúrguer, o atendente vai explicar que por apenas mais alguns reais é possível levar também uma batata-frita e vai perguntar se existe interesse em adquirir essa comida também.
O termo Up Selling (vender um produto mais caro) significa que ao adquirir um produto o cliente pode pagar um valor um pouco maior e obter algo melhor. Por exemplo, ao entrar em uma loja para comprar um celular simples, o vendedor vai mostrar ao cliente aquele modelo solicitado e vai compara-lo a um modelo mais moderno, mostrando que o modelo novo possui mais funcionalidades e pode ser adquirido por um preço um pouco maior.

up-sell-cross-sell

Encantamento: desde a aquisição do produto até a pós-venda é preciso criar um relacionamento duradouro com os clientes baseado na ética e na confiança, de forma que o seu público se identifique com a sua marca e acredite na sua imagem contribuindo na construção da sua reputação. A melhor forma de criar um canal direto de comunicação com o cliente é ouvi-lo constantemente e “recompensá-lo” periodicamente através de premiações, brindes e descontos.

Recomendação: clientes satisfeitos e felizes com os produtos e serviços indicam novos clientes. Eles se tornam embaixadores da marca e fiéis defensores das ideias e do conceito do que adquiriram. Portanto, preocupe-se com as opiniões e reclamações dos seus clientes nas redes sociais e nos canais de comunicação, pois esses feedbacks são os melhores “termômetros” para medir em tempo real a satisfação do público e adquirir novas ideias para surpreendê-los e agradá-los.

“Marketing não se trata de convencer as pessoas a comprar coisas que elas não querem ou de que não precisam. Marketing tem a ver com tocar no verdadeiro entusiasmo por produtos e serviços que elas possam achar úteis ou divertidos ou bonitos. Marketing tem a ver com espalhar amor”, escreveu Jonah Berger no livro Contágio.

 

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