Você investe tempo no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Cada vez mais as empresas estão descobrindo a importância de avaliar as soft skills.

Soft skills são as habilidades que se aprende na prática, com a vivência, como a resiliência, a empatia, a capacidade de tomar decisões, resolver conflitos, ser pró-ativo, pensar, criticar, ser autônomo e etc.

Algumas características fazem parte de quem nós somos desde que nascemos e só podem ser desenvolvidas com a prática, não podem ser aprendidas apenas na teoria. A criatividade, a vontade de inovar, a persistência e a autonomia são competências que fazem parte da personalidade: você tem ou não.

As hard skills são habilidades técnicas mensuráveis, como por exemplo, o aprendizado de um novo idioma. O conhecimento técnico e o uso de uma ferramenta qualquer pessoa consegue aprender.

Considero as soft skills habilidades imprescindíveis para a nossa vida, muito além das fronteiras das empresas e residências. Na hora de negociar preços de produtos, convencer um cliente a contratar o seu serviço ou para reclamar de um direito, nós usamos as soft skills.

Cada vez mais as empresas estão descobrindo a importância de se avaliar as soft skills dos candidatos antes de contratá-los.

Existem profissionais especializados em treinamentos que visam melhorar desde a comunicação, a criatividade e o autoconhecimento até a assertividade, o trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais.

Para desenvolver as soft skills é preciso abandonar a Zona de Conforto e buscar desafios que desenvolvam essas habilidades como viajar sozinho, cozinhar, praticar marcenaria independente, pintar quadros, buscar atividades manuais ou artesanais, ler, conversar com profissionais de áreas e perfis opostos ao seu e etc.

Lembre-se que mais importante que focar no desenvolvimento do seu currículo impresso, é desenvolver a sua capacidade de surpreender positivamente.

Listei 24 soft skills mais procuradas pelas empresas e que eu considero imprescindíveis dentro de qualquer corporação:

1 – Pró-atividade
2 – Pensamento crítico
3 – Negociação
4 – Criatividade
5 – Liderança Integral
6 – Inteligência Emocional
7 – Gestão de crises
8 – Resolução de problemas e conflitos internos
9 – Tomada de decisões
10 – Gestão de pessoas
11 – Trabalho em equipe
12 – Empatia
13 – Atitude afetiva
14 – Gestão do tempo
15 – Organização
16 – Produtividade
17 – Excelente comunicação interpessoal e oratória
18 – Interesse em novos aprendizados – principalmente em temas de áreas diferentes da sua atuação
19 – Espírito vendedor
20 – Interesse em trabalhar de forma cooperativa e colaborativa
21 – Resiliência
22 – Adaptabilidade a mudanças
23 – Sigilo profissional
24 – Criar e contar histórias que envolvam e cativem

Quais são as soft skills que você possui e quais são aquelas que você precisa desenvolver?

 

Anúncios