Conhecer as necessidades, descobrir melhores formas de agregar valor, estreitar o relacionamento, customizar produtos e serviços é o primeiro passo para uma aproximação com o seu público.

Os clientes precisam ser identificados e compreendidos, na busca da satisfação e da fidelização como instrumentos de fortalecimento no mercado. É necessário cooperar para competir. Comunique-se, entenda, aja e resolva.

Todo líder deve aprender a identificar e utilizar os pontos fortes de seus funcionários e a compensar os pontos fracos, delegando tarefas e poder para os profissionais certos. Esse caminho envolve compartilhar valores éticos e profissionais, metas e prioridades do que deve ser feito, planos de como fazer, coordenação de recursos e ferramentas. É preciso construir e reconstruir continuamente a eficácia da equipe. Juntar talentos individuais, treiná-los e dotá-los de recursos modernos.

O processo de decisão de compra envolve fatores cognitivos, como a satisfação de necessidades e os benefícios do produto ou serviço. As decisões de compra são feitas por: marca, fornecedor, quantidade, ocasião e por forma de pagamento.

Confira algumas estratégias para estimular o interesse dos clientes pela sua marca:

  • Reprojetar o produto
  • Alterar as crenças sobre o marca
  • Alterar as crenças sobre as marcas concorrentes
  • Alterar a importância dos atributos
  • Chamar a atenção para os atributos negligenciados
  • Mudar o ideal do comprador

Após a compra é necessário avaliar o comportamento do consumidor e sua satisfação com os produtos ou serviços adquiridos. O comportamento pós-compra envolve: satisfação pós-compra, ações pós-compra e utilização pós-compra.

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