O Marketing de Serviços é um conjunto de estratégias voltadas para entender o comportamento do público e oferecer serviços de qualidade.

Para influenciar e incentivar o consumidor, é preciso entender as questões pessoais, profissionais e a meta para a realização dos sonhos do seu público. Conheça a razão pelo qual as pessoas fazem o que fazem para conseguir influenciar o comportamento delas.

Cada pessoa possui necessidades e personalidades distintas. Segundo Maslow, o homem se sente incentivado e animado quando suas necessidades são supridas de forma hierárquica: autorealização, autoestima, sociais, segurança e fisiológicas.

Segundo Frederick Herzber, a vontade de realização é estimulada através de dois fatores:

  • Higiênicos (estímulos externos)
  • Motivacionais internos (sentimentos gerados através do reconhecimento e da autorealização gerada através de seus atos)

David McClelland identificou três ponto-chaves para o indivíduo sentir-se incentivado: poder, afiliação e realização.

Elaborei os ponto-chaves relacionados ao Marketing de Serviços através de métodos de prestação. Conheça mais detalhes e entenda as estratégias utilizadas para engajar os consumidores.

Tipos de Serviços de Consumo:

  • De conveniência: não há procura por empresas prestadoras
  • De escolha: busca de acordo com a qualidade e o tipo de serviço
  • De especialidade: técnicos e especialistas oferecem serviços para o consumidor

Tipos de Serviços Industriais:

  • De equipamentos: instalação, montagem e manutenção
  • De facilidade: facilitam as operações da empresa, como por exemplo, serviços financeiros, de seguros e etc.
  • De consultoria/ orientação: ajudam na tomada de decisão, consultoria, pesquisa e educação

Confira os quatro componentes do pacote de serviços:

1 – Instalações de apoio: local ou espaço necessário para a realização do serviço.

2 – Bens facilitadores: auxiliam a execução do serviço ou dão suporte.

3 – Serviços explícitos: o que se espera receber com o serviço.

4 – Serviços implícitos: tudo o que está em volta do serviço e diz respeito ao que o consumidor percebe e obtém com ele.

Áreas de atuação:

  • Propaganda: paga
  • Publicidade: estratégia e imagem da empresa
  • Relações Públicas: busca obter publicidade favorável e ampla, tratando da imagem institucional e a identificação do público

Qualidade total e a quantidade percebida em serviços:

  • Qualidade: busca da satisfação
  • Confiabilidade: constância da proposta e atitude
  • Competência: habilidades e conhecimentos necessários para o bem servir
  • Cortesia: boas maneiras, respeito, consideração e contato amigável com o mercado
  • Credibilidade: confiança, crédito, honestidade e envolvimento com os interesses do cliente
  • Compreender e conhecer o cliente: entender as necessidades e demonstrar no dia-a-dia do atendimento
  • Rapidez de resposta: disposição
  • Acesso: disponibilidade, acessibilidade, preparação para ser abordado, disposição para manter contato
  • Comunicação: manter os clientes informados utilizando uma linguagem popular e estar disposto a ouvir sobre as suas necessidades
  • Segurança: não deixar dúvidas ao serviço e não oferecer perigo ou risco
  • Tangíveis: procurar deixas acessíveis aos serviços através de evidências físicas que a qualificam

 

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