Você sabe o que significa a sigla CRM? Custom Relationship Management, ou seja, gerenciamento do relacionamento com o cliente.

O CRM é a união do Marketing de Relacionamento com a Tecnologia da Informação, cujo objetivo é prever meios eficazes e produtivos de atender, reconhecer e cuidar do cliente, em tempo real, transformando esses dados em informações, através do atendimento pessoal.

Conheça as características da CRM:

1 – Buscar interação com o cliente
2 – Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos
3 – Desenvolvimento de infraestrutura objetivando criar a imagem e o desenvolvimento tecnológico
4 – Desprendimento de esforços mercadológicos e tempo com os clientes, monitorando as mudanças do ambiente competitivo
5 – Monitoramento constante da concorrência
6 – Desenvolvimento de sistema de análise mercadológica

Lembre-se:

  • O treinamento de cada departamento é importante para o sucesso da CRM.
  • A CRM aumenta a lucratividade da empresa quando é usada adequadamente.
  • Os clientes ligam para o Call Center por dois motivos:
    • obter informações ou suporte técnico (o atendente passa a informação para o cliente)
    • insatisfação com produtos e serviços (as informações são passadas pelo cliente)
  • Todas as reclamações e os pedidos dos clientes devem ser anotados para um planejamento estratégico.

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