Persuadir é uma importante etapa de venda: “convencer para vender e vencer”.

Convencer o cliente que o produto e o serviço fará aquilo que foi prometido não é tarefa fácil, pois o vendedor precisa apresentar fatos, evidências e depoimentos para as cinco perguntas a respeito do produto:

1 – O que é?
2 – O que faz (para que serve)?
3 – O que representa para mim?
4 – Quem disse?
5 – Pode prová-lo?

Essa etapa deve durar apenas o tempo necessário para persuadir o cliente. Atenção para os sinais de “cansaço”.

O vendedor deve ter muito conhecimento sobre o produto ou o serviço para usar em seus argumentos.
Atenção:
– Não ter receio de repetir
– Ouvir com atenção a história do cliente antes de contar a sua
– Fazer mais perguntas do que declarações

Algumas dicas importantes:

1 – Sempre observe o cliente com convicção, olhe nos olhos, faça uma pausa e pergunte se está sendo claro.
2 – Elimine do seu vocabulário as palavras “alto nível”, “melhor qualidade” e “assim por diante”.
3 – Metade das vendas fracassa pela falta de reflexão.
4 – Empregue palavras curtas e familiares, não fale muito rápido e nem lentamente. Faça pausas frequentes e não espere que o cliente compreenda o jargão do seu ramo de negócios.
5 – Não afirme, demonstre.
6 – Quando o cliente vê, ele acredita.

Sugestões de boas demonstrações:

  • Escreva detalhadamente os termos que usa em sua demonstração e ponde os seus argumentos, aperfeiçoando e abreviando.
  • Desenvolva as palavras e procure encaixar a ação. Planeje intervalos em suas demonstrações.
  • Repita a demonstração várias vezes. Peça que seu cônjuge o escute sugerindo críticas à demonstração.
  • Pratique até fazê-la com perfeição e de forma natural.
  • Manobre o produto durante a demonstração.
  • Inclua movimento na demonstração.

 

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