Na comunicação humana existem as pessoas não assertivas, as agressivas e as assertivas.

A pessoa assertiva expressa discordância e insatisfação, mas não direciona ao cliente, mas ao comportamento ou questão, fazendo com que o outro perceba que deseja ou precisa daquele serviço ou produto – sem dominar, insultar ou humilhar.

Características do profissional assertivo:

  • Influencia as pessoas e assegura resultados
  • Aprofunda o autoconhecimento, fortalece a autoestima e entende o impacto disso nos resultados do time
  • Comunica-se com congruência gerando empatia e credibilidade
  • Afirma e defende suas posições sobre assuntos, situações e pessoas
  • Oferece oportunidades de comunicação às pessoas, escutando-as com atenção e respeito
  • Diz sim e não de forma natural, reconhecendo os limites quando necessário

O feedback e a comunicação assertiva precisam se tornar uma prática constante dentro da empresa e serem utilizados como instrumentos do cotidiano para o desenvolvimento pessoal, profissional e da equipe.

Resultados obtidos com a utilização da comunicação assertiva:

  • Criação de uma cultura aberta e verdadeira
  • Maior objetividade nas conversas e reuniões
  • Maior poder de persuasão e influência
  • Negociações mais efetivas
  • Mais produtividade e satisfação no trabalho, promovidas por relacionamentos mais abertos
  • Reconhecimento da importância do feedback na gestão de desempenho individual e da equipe
  • Entendimento do vínculo entre percepção, mapa mental, linguagem e a criação consciente da empatia
  • Plano de autodesenvolvimento

Componentes da assertividade:

  • Identificação dos direitos humanos básicos
  • Confiança dos próprios direitos
  • Autoconfiança e autoestima

Assertividade verbal:

  • Habilidades de comunicação
  • Falar sobre si mesmo
  • Escuta ativa

Argumentação:

  • Escolha dos componentes relevantes
  • Criação de argumentos assertivos e criativos

Elementos não verbais da comunicação assertiva:

– Visuais: contato visual, expressão facial, gestos, postura, orientação do corpo e distância corporal.
– Vocais: tom, velocidade, fluência e emoção.

Habilidades para conversar:

  • Fazer as solicitações
  • Recusar pedidos
  • Iniciar uma conversa
  • Entrar em conversas iniciadas
  • Mudar o assunto da conversa
  • Encerrar uma conversa

Habilidades de proteção da assertividade:

  • Disco quebrado
  • Ignorar o que convém
  • Desarmar a raiva
  • Separar os problemas
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