A boa comunicação é uma das principais ferramentas na relação empresa-cliente e é responsável pela clientela constante e satisfeita.

A comunicação efetiva permite enxergar as crenças e os desejos dos clientes através da empatia, gerando um atendimento pautado por afetividade, cortesia e respeito.

A comunicação não é o que se transmite ou se fala, mas o que chega ao ouvinte – o que é assimilado por ele -, de acordo com a sua interpretação e percepção.

É necessário saber ouvi-lo, identificando as suas limitações, seu estado e suas intenções.

Confira seis conselhos úteis:

1 – Desenvolva a capacidade de se colocar no lugar do cliente – use a empatia.
2 – Ouça com atenção e sempre pergunte para certificar-se de não haverem distorções no entendimento do que foi transmitido.
3 – Evite interpretar. A melhor alternativa a uma interpretação equivocada é perguntar.
4 – Ao falar com o cliente, dê-lhe a devida atenção, olhando nos olhos, tratando-o com distinção, respeito, simpatia, afeto e consideração. Chame-o pelo nome.
5 – Procure ouvir mais e falar menos. Muitos clientes são perdidos por excesso de argumentação.
6 – Treine para falar bem, com elegância, fluidez e naturalidade.

Sugestões para uma comunicação efetiva:

  • Passe segurança ao falar. Confie em si mesmo, reforce a sua autoestima para ficar calmo em qualquer situação.
  • Fale bem, com boa voz e boa dicção. Administre a velocidade da fala, faça pausas, adapte o volume ao ambiente e ao interlocutor.
  • Seja objetivo, desenvolva ideias com clareza – com começo, meio e fim – e use exemplos para fortalecer os seus argumentos.
  • Faça gestos adequados e tome cuidado com as mãos, evitando uma excessiva gesticulação exagerada. Procure adequar a expressão facial ao conteúdo, tenha uma postura elegante e confiante.
  • Adapte o vocabulário e a linguagem ao tipo de pessoa que estiver falando. Exige flexibilidade e preparo.
  • A aparência e a elegância contam. Seja discreto ao se vestir, pois a impressão precisa ser sempre positiva.
  • Conheça e utilize as regras de comportamento social para situações formais. Saiba como cumprimentar e apresentar pessoas, de quem e onde se deve ou não apertar as mãos, quando entregar os cartões de visita e etc.
  • Chame o cliente pelo nome. Aprenda e use uma técnica de memorização para se lembrar do nome e das informações importantes do cliente. Mostre sempre interesse e consideração.

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