Eu montei algumas sugestões fáceis de aplicar no seu ambiente de trabalho ou na sua casa baseadas nos pilares do Marketing Afetivo: Amor, Afetividade, Empatia, Inspiração, Otimismo e União.

Para que servem? Aumentar a produtividade, estimular o trabalho em equipe e criar memórias afetivas – que criam vínculos.

Quem pode participar? Uma pessoa pode fazer sozinha em casa, bem como um gestor pode convidar toda a equipe para participar.

O objetivo das ações é trabalhar a criação de bons valores e aumentar o autoconhecimento. Vamos lá?

POTE DA AFETIVIDADE

ideias1.jpg

Pegue um pote de vidro vazio e coloque-o em um lugar de destaque. Sugestão: deixe-o em um lugar que seja de fácil visualização e acesso. Evite deixá-lo dentro de armários ou em lugares altos.

Marque um horário e um dia da semana para que todos os envolvidos escrevam em um pedaço de papel lembranças boas que aconteceram no trabalho durante aquela semana (conquistas, aumento da produtividade, atingimento de metas, novos clientes e etc.).

Pode-se combinar também de fazer essa atividade uma vez por mês ou livremente.

O pote deve ser aberto somente no mês de dezembro para que todos possam relembrar as vitórias do ano. Esse pote pode ser aberto também na festa de fim de ano da empresa. Cada setor pode criar o seu.

CAIXA DO AGORA

ideias2

Como você aumenta a produtividade das suas reuniões e melhora os relacionamentos interpessoais de sua equipe?

A Caixa do Agora serve para você guardar o seu celular e os de seus colaboradores durante as reuniões, coffee break, cafezinho e happy hour. Ela pode ser usada pelas lideranças em seus ambientes de trabalho.

Compre uma caixa de papelão e escreva “Caixa do Agora: deixe o seu celular aqui”. Crie uma Caixa do Agora para a sala de reuniões, para a sala do café e para os momentos de descontração.

O objetivo não é obrigar as equipes a colocar os celulares, mas estimulá-las a se comunicar melhor, interagirem mais e conversarem de forma saudável. O uso deve ser livre.

Estipule um tempo para a utilização da caixa. Ela deve promover bons momentos, não privar as pessoas da utilização da Internet e das redes sociais. Use-a conscientemente e crie bons momentos.

PAINEL DE MENSAGENS

ideias3

De forma simples, objetiva e interativa, um painel de mensagens estimula a participação de todos e contribui com o trabalho em grupo.

Crie um nome para a campanha e convide os profissionais para declarar o seu amor a si mesmo, aos colegas, ao trabalho e à empresa na qual trabalha. Distribua sticks coloridos e canetas coloridas para que cada um escreva mensagens, poesias, frases famosas e textos autorais. O objetivo é utilizar a imaginação e a criatividade.

Ao final, distribua os sticks em um local de destaque da empresa e monte figuras como corações, estrelas ou um símbolo de conquista para a equipe. Escreva em cima o nome da campanha (Ex: “Declare o seu amor” ou “Deixe a sua marca”).

PÍLULAS DE AMOR

ideias4

O melhor remédio para a preguiça, o mau humor, o desinteresse e o estresse é o pensamento positivo e o amor. Para inspirar sua equipe, distribua pílulas do amor em vidrinhos.

Esse kit de medicamento pode ser montado com balas em formato de coração e potes de vidro. Crie uma embalagem chamativa que traduza os valores que você quer destacar, como “gratidão”, “auto-estima”, “autoconhecimento”, “energia positiva”, “amor”, “carinho”, “dedicação” e etc.

Invente um nome para o seu medicamento, como “Amortec”, “Amardo”, “Amorzil”, “Amor D+”, “Amorflan” e etc.

Amor é o melhor remédio!

ESPALHE LUZ

ideias5

Atividades simples e criativas podem ser um diferencial na sua ação de endomarketing, na comunicação interna ou até na premiação dos funcionários que merecem homengens pelo seu excelente desempenho.

Compre potes de vidro de diversos tamanhos e formatos e coloque lâmpadas amarelas dentro deles. Deixe as lâmpadas ligadas para dar um efeito especial. Escreva na tampa: “Espalhe luz”, “Leve luz”, “Você é luz” ou “Continue a brilhar”.

PLANTE BONS VALORES

ideias6

Compre pequenos vasinhos de Suculentas e crie embalagens personalizadas com diversos valores e princípios que regem a sua empresa: esperança, alegria, energia, gratidão, amor, fé, paz, afeto e etc.

Outra ideia é adicionar mensagens personalizadas em cartões, dizendo frases como “Plante carinho e colha amor”, “Você é especial”, “Cultive o amor”, “Especial para você”, “Continue crescendo”, “Sucesso crescente” ou “Cultive dedicação e colha sucesso”.

Anúncios