O livro Entre Trilhas e Caminhos participou da Bienal Internacional do Livro 2019 no Rio de Janeiro, que acontece de 30 de agosto a 8 de setembro.

A Bienal do Livro é um evento literário que reúne editoras e autores nacionais e internacionais e acontece desde 1983. A primeira edição aconteceu no Copacabana Palace e atualmente acontece no Riocentro. Considerado o maior evento cultural da cidade e a maior festa literária do país, o empreendimento é uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e os expositores.

No dia 1 de setembro a jornalista Vanessa Guimarães participou de uma sessão de autógrafos no estande da editora Chiado Books juntamente com a administradora Elen Salomé e a consultora de inglês corporativo Sueli Queiroz.

A coordenadora da publicação contou que quando ela teve a ideia de escrever o livro não imaginava que um dia ele participaria do maior evento literário do país e se orgulha da obra alcançar cada vez mais leitores. “Quando eu elaborei o cronograma e o roteiro eu não estudei o mercado, não criei personas e nem fiz um plano de ação. Eu resolvi fazer diferente de tudo o que aprendi, seguindo apenas a minha intuição. Telefonei para vários profissionais que eu admirava e os convidei para embarcar nessa aventura. Dez pessoas acreditaram e se dedicaram para escrever suas trajetórias. O prazo era curto e cada um teve que conseguir um tempo para escrever entre o trabalho e a agenda cheia”, explicou Vanessa.

Segundo Vanessa foram muitas noites e madrugadas revisando textos, reescrevendo, organizando os capítulos e montando o livro. Ela contou também que tinha que se concentrar até mesmo nos momentos que o filho de quatro anos queria atenção e jogava os carrinhos em cima do teclado para chamar a atenção. “O meu filho insistia para que eu brincasse e apesar da vontade, eu precisava me dedicar àquele projeto, era preciso atenção, foco e disciplina para cumprir os prazos que eu estipulei.  Mesmo ele não entendendo a importância, esteve ao meu lado desde o início, participou do lançamento com um sorriso no rosto e se comportou muito bem na Bienal”, relatou.

Estiveram presentes também no estande da Chiado Books as assessoras de comunicação da editora Juliana Rodrigues e Séphora Roque.

O livro Entre Trilhas e Caminhos é a primeira obra literária brasileira que reúne onze profissionais que se conheceram através da rede profissional Linkedin Brasil. Autores de diferentes cidades e diversas profissões contam sobre sua trajetória profissional e como superaram os diversos obstáculos ao longo de suas carreiras.

Confira os melhores momentos da sessão de autógrafos na Bienal:

Este slideshow necessita de JavaScript.