O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing Digital ou Marketing de Atração. Para entender o que é Inbound e Outbound Marketing, primeiro precisamos entender o conceito da palavra marketing.

A palavra marketing surgiu da palavra em latim “mercatus”, que traduzindo para o português significa “mercado”, ou seja, o local destinado a comprar e vender. A palavra se originou do verbo “mercare” que significa negociar, trocar, praticar a compra e a venda de produtos.

A palavra Marketing hoje possui diversas nuances, principalmente devido às mudanças trazidas pelas tecnologias. O marketing envolve um conjunto de atividades de otimização de lucros, promoção e divulgação de produtos e serviços cujo principal objetivo é divulgar e promover, podendo gerar vendas ou não.

Essa estratégia de ofertas que varia de acordo com o público-alvo e com a preferência dos consumidores envolve pesquisa de mercado, plano de vendas, design, campanhas publicitárias, atendimentos pré e pós-vendas e muito mais.

O termo Inbound surgiu para classificar essa estratégia que possui como objetivo atrair, converter, vender e encantar (fidelizar). Utiliza-se diversos recursos digitais e a Internet – o que facilita muito, principalmente porque muitas ferramentas são gratuitas. Através dessas ferramentas é possível ouvir o público, conversar, surpreender, mexer com as emoções e encantar – entregando além do que o simples produto ou serviço.

Consideramos ferramentas de Inbound Marketing: newsletter, podcasts, vídeos,  redes sociais, mensagens de SMS, webinários, transmissões de vídeo ao vivo através das redes sociais, e-mail marketing, sites e blogs, Ebooks, Squeeze Page, Landing Page e Whitepapers.

O termo Outbound Marketing designa todas as ferramentas já tradicionalmente utilizadas para alcançar o público e que possui como objetivo a venda direta, sem focar no diálogo e na interação. São exemplos de Outbound: flyers, cartazes, revistas corporativas, folhetos, jornais, panfletos, banners, Plano de Marketing, Telemarketing, comerciais de TV, mala direta, TV corporativa, links patrocinados e análise do mercado.

O Inbound e o Outbound Marketing se complementam tornando a estratégia mais eficaz quando utilizados em conjunto e de forma profissional. Os dois podem ser usados ao mesmo tempo desde que seja de forma planejada e agendada, com objetivos específicos.

Quer aprender a utilizar as ferramentas de Inbound Marketing? Acesse os meus artigos sobre o tema: newsletters, podcasts, vídeos, redes sociais, sites e blogs, SEO, ebooks e Squeeze Page.

ineoutbound