O uso inteligente das redes sociais e de diversas ferramentas de marketing online gratuitas atraem e conquistam seguidores

 

Você já observou que quando pesquisamos sobre determinado assunto na Internet todos os anúncios que aparecem nas páginas acessadas são relacionados às palavras-chaves que você digitou? Faça um teste agora no seu navegador: pesquise “viagem para Fernando de Noronha”. Mantenha a página aberta, abra uma nova aba e entre em um site de notícias (por exemplo o G1).

Você percebeu que todos os banners da página possuíam ofertas de hotéis, hospedagem, passeios e até passagens aéreas para esse destino?

Parece que estamos sendo vigiados, observados, testados. A impressão é que somente as buscas das palavras-chave digitadas aparecem em todos os banners e até no Feed de Notícias das redes sociais.

Não é impressão, é exatamente isso o que acontece. Existe uma inteligência artificial que grava todas essas informações. O algoritmo é uma sequência de comandos com o passo a passo das tarefas a serem executadas para se chegar a um objetivo. Ele é capaz de definir a relevância que cada conteúdo possui para o usuário, seja em um sistema de buscas, páginas da Internet ou nas redes sociais. Ele considera idade, perfil, hobby, região onde mora e preferências do usuário para sugerir uma compra.

Essa inteligência artificial está presente em todas as redes sociais, como Google, YouTubeLinkedinFacebookTwitter e Instagram. Com base no que acessamos, o algoritmo mostra mais conteúdos similares.

Por isso é tão importante conhecer a fundo cada uma das plataformas, a linguagem que utilizam e como utilizá-las corretamente a seu favor. Como o algoritmo está interligado ao marketing ou como o marketing de conteúdo influencia os algoritmos?

Primeiro vamos entender o que é marketing: um conjunto de atividades de otimização de lucros através da adequação da produção e da oferta para o público, utilizando mercado, design, campanhas publicitárias, atendimento pós-venda e etc, cujo resultado contribui para atrair clientes, identificar oportunidades, conquistar o mercado, fortalecer a marca e consequentemente vender ideias, serviços e produtos.

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de publicidade on-line na qual um profissional ou uma instituição se promove através de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, Squeeze Pages, whitepapers, artigos, SEO, redes sociais, sites e outras formas de Marketing de Conteúdo.

O objetivo dessa estratégia é atrair o público-alvo e convertê-lo em seguidores e fãs da marca.

Eu abordarei um pouco sobre as ferramentas mais conhecidas e darei algumas dicas úteis.

– Blog

Além de compartilhar conteúdo constante para o seu público, contribuindo para a fidelização e construção da sua autoridade e reputação, um blog te ajuda a aumentar o tráfego para o seu conteúdo e oferece oportunidades para você atrair o seu público em potencial.

Dedique-se a criar e atualizar periodicamente um blog simples, atrativo e com conteúdo de qualidade, pois isso aumenta as suas chances de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores – como o Google -, gerando um tráfego orgânico.

Utilize plataformas gratuitas e de fácil gestão para montar o seu site, como WordPress, Joomla, WIX e Medium.

– Newsletters

O E-mail Marketing é um ótimo canal de comunicação com o seu público, seus seguidores e fiéis. O primeiro passo é criar uma lista de e-mails, ou seja, um mailing com o seu público-alvo.

É importante construir uma lista de e-mails de forma orgânica, atraindo pessoas interessadas no conteúdo que você disponibiliza. Jamais compre listas prontas ou envie e-mails para as pessoas sem autorização. Além de ser anti-ético e desrespeitoso com o seu público, você destrói a sua reputação profissional, pois o seu e-mail vira um SPAM.

Uma forma de capturar e-mails do seu público é através de páginas de captura, formulários e webinários. Webinários e banners são excelentes oportunidades de obter leads em troca de conhecimento. Utilize a criatividade – sempre de forma transparente e honesta – para atrair as pessoas. Lembre-se: mais importante do que atrair o seu público, é fazê-lo se sentir interessado em adquirir a informação que você vai transmitir.

Crie e-mails interessantes com um conteúdo relacionado à área – religião, por exemplo – e avalie o momento certo para enviar e-mails.

Algumas sugestões de programas – entre gratuitos e pagos – que auxiliam o envio de Newsletters e e-mails de forma profissional e organizada: MailChimp (ferramenta gratuita que eu utilizo), Get Response, Klickmail, E-Goi, Newsletter2Go, Infusion Soft, Mailrelay, Active Campaign, Aweber e Nitronews.

O e-mail marketing é uma importante ferramenta para estabelecer um vínculo com os fiéis.

Estabeleça uma periodicidade fixa para enviar as suas newsletters e lembre-se de mandá-las quando tiver datas comemorativas e feriados, no dia do aniversário dos assinantes, para promover encontros, missas e celebrações e para avisar das novidades e dos artigos novos.

Procure não enviar mais de dois e-mails por semana, pois lotar a Caixa de Entrada dos seus leitores não é uma boa estratégia. Lembre-se: quantidade não significa qualidade.

– Redes sociais

A rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.

As redes sociais online podem funcionar em níveis diversos, como, por exemplo, redes de relacionamento (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e etc.), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes corporativas (redes sociais privadas apenas para funcionários), redes religiosas e etc.

Existem várias redes sociais e cada uma delas possui uma linguagem própria, ou seja, é regida por regras, algoritmos e bolhas de filtros diferentes.

Entender quais são os algoritmos, ou seja, o “idioma” de cada rede, ajuda a aproveitar melhor cada uma delas, atingindo o seu público, conquistando e fidelizando clientes e interagindo de forma mais assertiva.

Primeiro é preciso conhecer a fundo como funciona as redes que você está utilizando. Entenda o comportamento das pessoas que utilizam essas redes. Observe como as outras pessoas, marcas e empreendedores se comunicam lá dentro e como atuam.

Busque referências na sua área de atuação e comece a observar o conteúdo que está sendo criado e divulgado. Escreva textos impecáveis, que possuam além de conteúdo de qualidade, uma gramática correta, sem erros de digitação. Todos esses detalhes impactarão diretamente na reputação construída a respeito da sua imagem.