Desde que surgiu a notícia de que o Corona Vírus estava se espalhando pelo mundo e pelo Brasil, os profissionais começaram a adequar as suas rotinas para sair o mínimo possível de casa e trabalhar em home office.

Desde que as escolas fecharam e as crianças passaram a ficar em casa em tempo integral, tanto os pais como os filhos precisaram se adequar a uma nova rotina.

Muitas famílias dispensaram o trabalho das babás, das faxineiras, das diaristas e dos profissionais que contribuíam para a limpeza e a manutenção de suas residências para protegê-los.

A questão que mais habita as mentes das famílias é: como trabalhar e ser produtivo em home office cuidando dos filhos ao mesmo tempo?

Se você, assim como eu, tem um filho pequeno e precisa equilibrar – mais do que nunca – o trabalho com a vida pessoal, leia as dicas que eu preparei:

1 – Organize a sua mente e os seus objetivos. Escreva em um papel, no tablet ou no celular as metas diárias e deixe-as no seu campo de visão durante todo o dia.

Recomendo aplicativos como o Remember the Milk e o Evernote. O bloco de notas também pode ajudar e é bem simples de usar.

2 – Reserve uma mesa e uma cadeira somente para o trabalho. Coloque nesse espaço tudo o que você utiliza para trabalhar como notebook, tablet, livros e acessórios.

Não use a mesa de jantar, o sofá, a poltrona ou a cama para trabalhar.

Reserve um horário específico diário para se sentar e produzir. Dessa forma, o seu cérebro identifica que aquele espaço é reservado apenas para atingir as suas metas e processa mais facilmente as atividades.

A iluminação também precisa estar adequada. Utilize iluminação natural, abajur, lustre e até uma luminária se necessário.

3 – Use o celular o mínimo possível e somente para assuntos relacionados ao trabalho.

Evite olhar as redes sociais durante o dia. Silencie todos os grupos do Whats App e desabilite as notificações de mensagens do celular durante o horário de trabalho – tire principalmente os sons de alertas.

Responda o Whats App como se fosse um e-mail ou reserve um horário específico durante o dia somente para ler e responder as mensagens.

4 – Utilize aplicativos como Skype, Google Hangouts Meet e Zoom para fazer reuniões e teleconferências com colegas de trabalho, equipes, lideranças e outros profissionais, de forma gratuita, rápida e com recursos úteis como apresentação de slides e exibição de imagens e vídeos.

5 – Crie um quadro da rotina diária com as atividades do seu filho – junto com ele – e ensine-o a seguir os horários.

Peça para a criança desenhar ao lado cada atividade que foi escrita, ajudando-a a lembrar cada item que vocês listaram. Enquanto a criança se entretém nas atividades propostas, você se concentra no trabalho.

Sugestão: separe o cronograma em horários, atividades e exemplos desenhados. Adicione o momento de contação de histórias, dos desenhos, das atividades guiadas, dos trabalhos de artes, de assistir desenhos e filmes, de fazer exercícios de alongamento e brincadeiras, estudo dirigido e de limpar e organizar tudo.

quadro-rotina

6 – Coloque músicas instrumentais e clássicas (como composições de Mozart, Bach, Beethoven e Chopin) para ajudar na concentração – servem tanto para crianças como para adultos.

Sugestões de atividades para as crianças:

Matemática

Funbrain, Prodigy, Math Playground, Splash Learn, Math Game Time e Khan Academy.

Ciências

Discovery Mindblown, NASA Kids Club, Amazing Space, Code Academy e How Stuff Works.

Estudos Sociais

Crash Course, Aplicativo Who Was?, Nat Geo Kids, Google Earth e Time For Kids.

Outros

Happify, Ted Talks, PBS Kids, Duolingo, Hello Kids Desenhos para Colorir e tour virtual pelo Museu do Louvre.

Sugestões de canais no Youtube e perfis no Instagram com contação de histórias, brincadeiras, músicas e atividades infantis (transmissões ao vivo durante esse período):

Brincando de Papel, Fafá Conta Histórias, Mãe que Lê, Carol Levy, Marina Bastos, Camila Genaro, Alegria Alegria Animação e Panos pra Manga.

Se você gostou leia mais sugestões e confira técnicas para gerir o tempo com mais qualidade e aumentar a produtividade no meu eBook “Gestão do Tempo para o Home Office”, disponível para compra aqui.